Pavlova com frutas frescas. Daquela crocante por fora e cremosa por dentro!
- Liz Ramos
- 8 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de jul. de 2021

Muito embora o nome seja em homenagem a uma bailarina Russa (Ana Pavlova) essa sobremesa tem origem Australiana / Nova Zelândia. Ela estava em turnê por lá, em meados de 1920. Fizeram uma adaptação de uma receita local e deram o nome em sua homenagem.
É uma receita muito fácil de se fazer mas é necessário alguns cuidados especiais e paciência para que ela fique perfeita!
Consiste em base de merengue que depois de assado tem uma casquinha crocante por fora, e por dento é super cremoso e macio parecendo um marshmallow.
É servido comumente com Chantilly e Frutas frescas porem eu ainda acrescentei a esta receita um coulis de maracujá pra trazer um frescor. Recomendo demais!!!
Ingredientes:
-120g de clara de ovo (vai depender do tamanho dos ovos, mas eu usei 4 ovos grandes)
- 200g glaçucar (é aquele açucar bem fininho e que não tem amigo de milho, mas se não achar, faça com açucar de confeiteiro comum)
- 01 colher de sopa de limão
- 01 colher de sopa de amido de milho
- 01 pitada de sal
Coulis de Maracujá:
-Por volta de uns 3 maracujás(com sementes)
-6 colheres de água
-2 colheres de sopa de açúcar
-1 colher de amido de milho
Chantilly:
- 150g Creme de leite Fresco (35% gordura)
- 40g Açúcar de confeiteiro (pode ser o refinado também)
-1 colher de extrato de baunilha
- Frutas frescas

Modo de preparo:
Passo 1: Merengue
Atenção: A tigela em que for bater os ovos, não pode ter nenhum traço de gordura. Certifique-se disso!
Em uma batedeira, coloque toda as claras com uma pitada de sal e comece a bater. Quando você ver que começou a espumar, comece a colocar o Açucar aos poucos em velocidade média/baixa. Bater até que crie bastante consistência (pico firme)
Passo 2: Adiciona o suco de limão e continua batendo.
A consistência neste momento estará bem firme. Quando você vira a tigela de cabeça para baixo, esse merengue não escorre!
Passo 3: Para finalizar, adiciona o amido de milho e bate somente para incorporar. O amido será o responsável para que fique cremoso o interior da Pavlova. Merengue Pronto!!
Passo 4: Montagem
Desenhe um círculo em um pedaço de papel manteiga e despeje todo esse "marshmallow" no centro, espalhando e concentrando tudo neste círculo desenhado.
Passo 5: Forno
Esse merengue precisa assar em temperatura baixa. 120 a 130 graus no máximo. Leva 1:30 (90min) de forno nesta temperatura e quando terminar este tempo, desliga o forno, mas deixa o merengue lá dentro para terminar de secar por pelo menos mais 1h com o calor residual.
Passo 6: Chantilly
Com a Pavlova já completamente fria em temperatura ambiente, você já pode preparar o Chantilly com creme de leite fresco, açucar e 1 colher de extrato de bainilha. (Creme de leite na batedeira e quando começar a criar volume, acrescenta o açúcar aos poucos e o extrato de baunilha)
Passo 7: Coulis de Maracujá
Em uma panela, coloque todos os ingredientes e deixe reduzir em fogo baixo. Mexa até obter um líquido ligeiramente espesso. Quando isto acontecer, deixe esfriar completamente antes de usar.
Dica: Se preferir uma calda mais grossa junte um pouco de amido de milho que deve ser previamente dissolvido com um pouco de água,
Passo 8: Finalização
Quebre o topo da sua Pavlova e coloque umas frutinhas lá dentro.
Joga por cima o coulis de maracujá e após isso, uma camada generosa de chantilly.
Por fim, coloque mais frutas frestas no topo para decorar
Voilá!





Comentários